Como configurar o e-mail na loja

Nesse documento você vai aprender a configurar os eventos na sua loja. Esses eventos são responsáveis pelos envios de e-mail, como por exemplo: Alteração de status do pedido, Avise-me, Confirmação de Pedido, Formulário de Contato, Recomendação Produto, etc…

Para que serve cada evento disponível na loja:

Alteração de status do pedido - Esse e-mail será encaminhado a cada alteração de status (pago, enviado, entregue, cancelado).

Aprovação de Pagamento - E-mail encaminhado quando o pagamento do cliente for aprovado, isso ocorre quando o cliente altera o status para PAGO no painel administrativo, ou dependendo da forma de pagamento irá atualizar automático esse status.

Avise-me - Ao clicar em um produto que não possui estoque, exibirá o botão "Avise-me", após clicar nesse botão, o cliente preencherá um formulário com seu e-mail. Assim que este produto voltar para o estoque, seu cliente será notificado automaticamente, por e-mail.

Confirmação de pedido - E-mail que enviado assim que o cliente finalizar o pedido.

Conta do Cliente Criada - A cada cliente novo que se cadastrar na loja, quando realizar uma compra, receberá uma confirmação de cadastro.

Formulário de Contato - A cada cliente que utilizar o "Contato e/ou Fale Conosco" da sua loja, receberá a confirmação de e-mail.

Indicação Loja - Uma página que está disponível no menu no rodapé da loja. A cada cliente que preencher esse cadastro, receberá um e-mail de confirmação.

Recomendação Produto - Esse botão está dentro do produto. A cada cliente que recomendar esse produto, receberá um e-mail de confirmação.

Recuperação de senha painel - Esse evento é apenas para lojista, caso queira recuperar sua senha do painel administrativo da loja.

Renovar Senha - Caso seu cliente solicite uma nova senha de acesso ao seu cadastro.

Para realizarmos as configurações, vamos acessar no topo, o menu “Configurações - Minha Loja - Configuração de Eventos” e clique no botão “Configurar”.

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Vamos utilizar como exemplo, o evento de "Alteração de status do pedido".

A cada alteração do status do pedido (criado, pago, enviado, entregue, cancelado, etc..), seu cliente receberá um e-mail como este abaixo:

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Conforme mostra a tela abaixo, esse evento já está habilitado por padrão na loja.Clique sobre ele para editá-lo.

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Na tela abaixo, vamos preencher os seguintes campos:

Ativo: Deixe marcado essa caixa, para que este fique ativo em sua loja.

Nome: Esse é o nome do evento que seu cliente vai receber, por e-mail.

Remetente: Neste campo você vai colocar o e-mail que você configurou lá no menu "Configurar E-mail" (linkar doc)

Obs: Caso você não possua e-mail com domínio próprio, insira aqui o e-mail que você quer que envie e receba os e-mails da sua loja.

É muito importante salientar, que como os e-mails saem de uma caixa "no-replay@alojasegura.com.br" (caixa padrão da plataforma), muitas vezes podem cair no spam, por isso é FUNDAMENTAL que você possua e-mails com o domínio próprio.

Assunto: O assunto será o que o cliente receberá.

Opções Avançadas: Não é necessário preencher.

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Na próxima tela vamos configurar a mensagem que seu cliente irá receber.

Cada evento, já possui sua mensagem padrão, mas essa pode ser editada. Para editar você pode utilizar as tags disponíveis para este evento, conforme mostra a imagem abaixo.

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Outro ponto muito importante nessa configuração, são as ações.

Aqui você define se você como lojista, recebe ou não o mesmo e-mail que o seu cliente receberá.

Notificar Lojista: Você como lojista receberá todos os e-mails que seu cliente receber, da sua loja.

Notificar Cliente: Seu cliente receberá todos os e-mails encaminhados pela sua loja.

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