Sigep Web

  • O que é e como configurar.

O SIGEP WEB é um sistema oferecido pelos Correios de forma gratuita com o propósito de preparar e gerenciar as postagens de Cliente. Seus principais atributos técnicos são: facilidade e rapidez na preparação das postagens e gestão das informações sobre objetos postados.

Entre as principais vantagens de sua utilização estão a redução de custos dos trabalhos preparatórios para postagem, conhecimento do número de registro do objeto antes mesmo da carga ser encaminhada, gerenciamento das informações da carga postada.

  • Quem pode usar:

Pessoas jurídicas com contrato firmado com os Correios para a prestação de serviços qualificados: SEDEX, Encomenda PAC e Registrados.

No caso de sua empresa ou órgão público efetuar postagens de objetos qualificados, porém sem ser por meio de contrato, e tem interesse em utilizar o SIGEP WEB, procure a Gerência Comercial dos Correios mais próxima para viabilizar a assinatura de um contrato.

  • Por que usar este produto?

- Redução de custos dos trabalhos preparatórios para postagem, em face da racionalização do processo;

- Economia de recursos e papel, com base no nosso compromisso ambiental;

- Maior celeridade de tratamento dos objetos confiados aos Correios;

- Conhecimento do número de registro do objeto antes mesmo da carga ser encaminhada;

- Gerenciamento das informações da carga postada;

- Rastreamento por períodos, possibilitando baixa de grandes cargas postadas, entre outros;

- Banco de destinatários e outras informações compartilhadas com quantos usuários o cliente desejar;

- Emissão de relatórios de informações por período, gerenciamento com maior rapidez e praticidade;

- Possibilidade de uso de vários cartões de postagem dentro do mesmo contrato no sistema.

Funcionalidades


- Consulta on-line do CEP;

- Endereçamento padronizado;

- Possibilidade de importação de banco de destinatários;

- Trabalha em rede compartilhada para o banco de dados;

- Exportação de relatórios e informações.

Como Configuração na Loja:

Antes de realizar a configuração do Sigep Web na loja, você precisa efetuar a contratação.

Acesse o seu painel administrativo na loja, após clique no menu Aplicativos conforme sete em vermelho abaixo:

sigep_web_aplicativos
Após clique no menu Formas de envio conforme a seta em vermelho:

sigep_web_formas_de_envio

Após clique no botão Configurar no box do aplicativo “Sigep Web”, conforme exemplo abaixo:

sigep_web_configurar

Será exibida a tela abaixo, com os botões para gerenciamento dos pedidos, etiquetas e PLP.

Clique no botão “Configurações”

sigep_web_configuracoes

Após clicar em configurações, irá exibir uma tela onde terá que ter as informações como:

  • Razão Social para preencher.
  • Declarar um valor mínimo.
  • Usuário, senha.
  • Número do contrato.
  • Número do cartão de postagem.

Lembrando que todas essas informações você consegue com gerente de sua conta nos correios.

Veja abaixo imagem dos dados citados acima:

sigep_web_tela_configurações

Após realizar passos acima, clique no botão “Testar Configurações” e veja se deu tudo certo com as configurações.

Se exibir a mensagem de sucesso (“Sigep Web Sincronizado com Sucesso!”),  clique no botão SALVAR, e após você já pode iniciar o procedimento abaixo para geração das informações.

Passo a passo de como gerar PLP

-  Gerando códigos de rastreamento

Para darmos andamento nas configurações clique no box de “Gerar código de Rastreamento”, conforme marcação em vermelho abaixo:

sigep_web_tela_gerar_codigo_rastreio

Na tela seguinte será exibida uma listagem de pedidos que possuem algum dos serviços dos correios como forma de Entrega, que ainda não possuem código de rastreamento cadastrado e que se encontram no status “Pago”.

Para que sejam gerados os códigos, basta selecionar na listagem os pedidos desejados e clicar no botão “Gerar”, localizado na parte inferior ou superior direita da listagem. Será realizada uma reserva do número de rastreamento do objeto para cada serviço, junto ao sistema oficial dos Correios. O procedimento realizado com sucesso irá remover os pedidos da listagem.

sigep_web_tela_gerar_codigo_rastreio2

  • Gerando Etiquetas

 

É possível gerar o relatório de etiquetas de forma antecipada, antes de gerar a Pré Lista de Postagem. No menu de opções mostrado na tela de opções do Sigep Web  clique no box em vermelho “Gerar Etiquetas”

sigep_web_tela_gerar_etiquetas

Na tela seguinte será exibida uma listagem de pedidos que possuem algum dos serviços dos correios como forma de Entrega, que já possuem código de rastreamento cadastrado, que se encontram no status “Pago” e que não pertencem a nenhuma outra PLP.

Da mesma forma como nas listagens vistas até agora, nesta tela basta selecionar os pedidos desejados e clicar no botão “Gerar Etiquetas” localizado na parte inferior ou superior direita.

sigep_web_tela_gerar_etiquetas2

Gerar PLP

Para gerenciar a PLP (Pré-lista de Postagem), no menu de opções do Sigep Web clique no box “Gerar PLP”, será exibida uma listagem com PLP’s já existentes com sua data de criação, código dos correios e Status.

sigep_web_tela_Gerar_plp

Para criar uma nova PLP, basta clicar na barra superior de ações em “Criar PLP”.

Na tela seguinte será exibida uma listagem de pedidos que possuem algum dos serviços dos correios como forma de Entrega, que já possuem código de rastreamento cadastrado, que se encontram no status “Pago” e que não pertencem a nenhuma outra PLP.

Os pedidos são ordenados por ordem decrescente de criação. Para criar a nova PLP, basta selecionar na listagem os pedidos desejados e clicar no botão “Criar”, localizado na parte inferior ou superior direita da listagem.

Se as informações estiverem corretas, você será direcionado para uma tela contendo todas informações da PLP recém criada. É possível adicionar uma descrição e editar informações como peso e dimensões do objeto, na listagem de pedidos da PLP, através do botão “editar” existente em cada um dos pedidos. É possível editar qualquer um dos itens existentes e gravar através do botão “salvar” localizado na parte inferior ou superior direita da tela de edição.

Obs.: Só é possível editar uma PLP que ainda não tenha sido fechada

sigep_web_tela_fechar_plp

Para fechar a PLP basta clicar no botão “fechar plp” também localizado na parte inferior direita da tela de edição. Neste momento será exibida uma mensagem de confirmação para que se selecione se realmente deseja fechar a lista de postagem.

Após a confirmação será feita uma validação de todos os dados da PLP e então o envio para o sistema dos Correios. Caso ocorra algum erro, eles serão exibidos na tela, caso contrário uma mensagem de sucesso será exibida com o número da PLP gerada.

Feito isso, você já pode imprimir os vouches dos correios, imprimir a etiquetas e também visualizar a PLP, conforme as ações abaixo:

sigep_web_tela_imprimir_plp

Após clicar será aberta uma nova página com as informações em um PDF, você pode imprimir ou salvar como pdf.

Dentro da listagem do Sigep Web é possível alterar o status de todos os pedidos existentes em uma PLP. Para isto, basta selecionar uma PLP da listagem e acionar na barra superior um status para atualização em massa dos pedidos e em seguida clicar no botão “atualizar status dos pedidos”.

Criar PLP partir de códigos de rastreamento

Para automatizar o processo de postagem é possível gerar uma PLP (Pŕe-lista de Postagem), a partir dos códigos de rastreamento dos pedidos. Para isto, no menu de opções do Sigep Web acessar a opção “Gerenciar PLP”, será exibida uma listagem com PLP’s já existentes com sua data de criação, código dos correios e Status. Para criar uma nova PLP, basta acessar o menu de opções mostrado na sessão Gerando códigos de rastreamento, clicar em “Gerenciar PLP” e em seguida na barra superior de ações em “Criar PLP - Código de Rastreamento”.

Será exibida uma listagem vazia de pedidos, onde é possível informar um número de rastreamento via digitação ou leitor de código de barras (caso já tenham sido geradas etiquetas, conforme descrito na sessão Gerar Etiquetas).

Após informado o número de rastreamento, o pedido é inserido na listagem. Caso exista algum erro, pedido com inconformidade ou o código de rastreamento não seja localizado, uma marcação com fundo em vermelho é exibida com uma mensagem de alerta, e é necessário remover este item da listagem antes de fechar a PLP.

No final do processo, basta acionar o botão “criar” localizado na parte inferior ou superior direita da listagem.

sigep_web_tela_plp

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