Mercado Pago - O que é e como configurar?

Mercado Pago - O que é e como configurar?

 

O MercadoPago é uma plataforma que permite fazer pagamentos online. Com a ferramenta, o cliente pode realizar compras em sites associados ao serviço através de boleto ou cartões de crédito (com possibilidade de parcelamento).

 

Antes de iniciarmos o passo a passo da configuração do Mercado Pago, segue abaixo algumas observações referente esta forma de pagamento:

 

*Esta é uma configuração da API do Mercado Pago na qual não é possível alterar.

 

*Boleto Bancário: O Mercado Pago na plataforma Simplo7 não possui API para boleto.

 

*Qual é o tipo de Juros do Mercado Pago:  O Mercado Pago trabalha com juros ao Portador (os juros são cobrado o cliente).

O valor transacionado é sempre o valor da Venda (subtotal do pedido + frete), é este o valor que será exibido na tela do recibo do Mercado Pago.

Na tela do pedido da loja é exibido o valor que o cliente irá pagar no cartão (subtotal do pedido + frete + acréscimo), no momento que fecha a venda.

Agora que você sabe as particularidades do Mercado Pago, segue abaixo o passo a passo da configuração:  

Para utilizar dos serviços do Mercado Pago, o usuário deverá obrigatoriamente primeiro ter um cadastro para só após configurarmos na plataforma.

Após efetuar o cadastro junto ao Mercado Pago, você precisa acessar a sua conta.

Acesse o site https://www.mercadopago.com.br/ e clique no link abaixo chamado "Entrar".

mercadopago1

Informe seu e-mail e senha e clique no botão entrar.

mercadopago2

Será aberta a tela de resumo da sua conta ao Mercado Pago, conforme abaixo:

mercadopago3

Depois que acessar a sua conta e visualizar a tela acima, precisamos encontrar os seguintes códigos, Client ID, Cliente Secret e Public Key.

Vamos iniciar buscando as informação de Cliente Id e Cliente Secret, para isso você precisa copiar e colar no seu navegador essa url https://www.mercadopago.com/mlb/ferramentas/aplicacoes

Conforme abaixo:

mercadopago4

Feito isso pressione Enter, será exibida uma nova página com essas informações.

mercadopago5

Precisamos copiar essas duas informações e colar em algum lugar em nosso computador, dentro de um arquivo no bloco de notas ou word, ou onde preferir.

O importante agora é guardamos essas informações.

mercadopago5

Importante apenas salvar os números que estão dentro da borda vermelha, sem deixar nenhum espaçamento entre eles. Veja exemplo, copiando essas informações para o bloco de notas.

mercadopago7

Feito isso, agora teremos que encontrar a Public Key. Ainda na sua conta, insira essa url https://www.mercadopago.com/mlb/account/credentials no seu navegador e pressione enter. Vamos agora acessar a página de Credenciais conforme abaixo:

mercadopago8

Nessa tela, clique no link em vermelho abaixo “Eu quero ir para produção”.

mercadopago9

Será exibida uma página para ser preenchido um formulário, esse passo é obrigatório para terminar sua integração com o checkout transparente e habilitar a sua loja para funcionar em ambiente de produção.

Preencha este formulário com todos os seus dados ou os dados da sua empresa ou negócio, e no final desta página selecione os 3 campos de seleção, conforme abaixo:

mercadopago10

Após clique no botão Enviar. Depois você vai voltar para a tela de credenciais, com duas abas chamadas Checkout Transparente e Checkout Básico.

Na tela de Checkout Transparente, dentro do título de Modo de Produção, copie o código de Public Key  e do Access Token, conforme a imagem abaixo com a borda em vermelho.

mercadopago11

Copie esses códigos juntamente com os demais de Client Id e Client Secret:

mercadopago12

Com esses 4 códigos encontrados, agora já podemos incluir-los na plataforma e habilitarmos Mercado Pago, para isso acesse o seu painel administrativo, clique no menu Pagamentos >> Formas de Pagamento conforme é exibido na imagem abaixo com a marcação em vermelho.

Feito o cadastro no Mercado Pago, vamos agora configurar em sua plataforma.  


Acesse em seu painel, no topo “Configurações”, escolha o menu “Formas de Pagamento”, e em Mercado Pago, clique em “Configurar”, como mostra a imagem abaixo:

mercadopago13

Na tela seguinte, vamos preencher as seguintes informações:

Nome: Mercado Pago: É o que vai aparecer na tela final quando o cliente fechar o pedido.

Client ID: É o código que você copiou lá no início do documento.

Client Secret: É o segundo código que você copiou lá no início do documento.

Public Key: É o terceiro código que você copiou lá no início do documento.

Access Token: É o quarto código que você copiou lá no início do documento.

mercadopago14

E após clique na opção “Sincronizar parcelas e taxas no Mercado Pago”, conforme imagem abaixo:

mercadopago15

Após salvar a tela do mercado pago, a opção já exibirá dentro do checkout no momento da finalização da compra, e ficará conforme abaixo:

mercadopago16

Se tiver dúvidas ou dificuldades com o procedimento, envie um e-mail para joana.santos@dlojavirtual.com que iremos te auxiliar com a configuração!

A Simplo7 é uma plataforma de loja virtual voltada para micro e pequenos empreendedores. Nós oferecemos plataformas de e-commerce hospedadas na nuvem e sem taxa de setup. Nossas principais características são pageviews ilimitados, controle de estoque, domínio próprio, visual personalizável, edição de CSS, páginas otimizadas para o Google com URL amigáveis, suporte a dispositivos móveis e opções personalizadas de módulos adicionais.