Como configurar o on exit pop up na loja

A finalidade deste artigo é descrever o passo a passo da configuração do On Exit Pop Up. Mas antes de iniciarmos esta passo a passo, segue abaixo um resumo desta funcionalidade.

O On Exit Pop Up é uma ferramenta que facilita a captura de e-mails para o envio de e-mail Marketing.

A plataforma disponibiliza dois tipo de On Exit Pop Up, o que é exibido na página home, categorias e descrição do produto e o que é exibido apenas na página do carrinho.

Ambos possuem a mesma  funcionalidade, o que muda é a tela de exibição.
O On Exit Pop Up, será exibido no momento que o cliente executa alguma ação, na qual a “plataforma” entenda que o cliente vai sair da loja.
Esta funcionalidade possibilita que o lojista, possa recuperar clientes (disponibilizando cupom de descontos), capturar o e-mail o mesmo e executar ações utilizando as ferramentas de Mail marketing que a plataforma possui.

Este método não é agressivo como é o POP UP de entrada (este método é que aparece quando o cliente acessa a loja)

Em relação ao On Exit Pop Up da página do carrinho,  é um app pago.
Para saber como configurar este app clique aqui.

Como configurar o POP UP de Saída

Para configurar deve-se acessar o painel e assim que acessar o painel clique no menu APPS   - Marketing

menuapp_mkt
Utilizando o campo de busca digite On Exit Pop Up, assim que digitar clique no ícone da “lupa” para localizar o APP.
campo_busca
Assim que localizar o APP, clique no botão configurar, como mostra na imagem ilustrativa em vermelho.
configurar_popup
Clique em acessar configuração
acessar_configuracao_popup
Após o clique em acessar configuração, é apresentada a tela de configuração do POP UP On Exit, como mostra a imagem abaixo.
tela_configuracao_popup

Para que seja de fácil entendimento segue abaixo a descrição de cada campo.

Configuração:  Neste local é o local onde é realizado a configuração do POP UP.
configuracao_popup
Ao clicar neste botão, exibe-se tela de configuração do POP UP.
tela_configuracao_popup_parteii

Ativo: Para deixar a funcionalidade do pop up habilitada, deve-se selecionar esta opção.

Tempo de duração: Defina neste local o tempo que o “pop up” ficará visível na tela para o lojista.

Código Cupom: Informe o código do cupom de desconto que será ofertado para o cliente.

O código do cupom pode conter letras, números e demais caracteres.

Habilitar cadastro newsletter: Por padrão esta opção está habilitada na loja.

No momento que for exibido o Pop Up, exibirá o formulário, na qual deve ser inserido o nome e e-mail, como mostra a imagem abaixo, grifada em vermelho.

As informações do(s) cliente(s), serão armazenadas no painel - menu apps - marketing -  newsletter.

msg

Texto do botão de envio:  É texto que é exibido abaixo do formulário, como mostra a imagem abaixo.O conteúdo deste botão é alterável

Para modificar o conteúdo, deve-se apagar a atual informação e inserir o novo texto. depois de inserir clique em salvar alterações

botao_enviar
Cor do botão: Informe aqui a cor do botão do formulário, como mostra a imagem grifada em vermelho.
cor_botao
Mensagem: Digite no local informado a mensagem que será apresentada na tela do Pop UP.
mensagem
Depois de concluir as configurações do POP UP clique em salvar configurações.
salvar_conf_pop
Ao clicar em salvar configurações retornará para tela inicial da funcionalidade, informando que a configuração foi salva, como mostra a figura abaixo grifada em vermelho.
salvar_conf_popii

Na tela inicial do POP UP, habilite a opção ativo?, como mostra a imagem grifada em vermelho.

E no campo remetente, coloque a caixa postal que será responsável pelo envio do evento do POP UP (evento do pop up -  e-mail que o cliente vai receber no momento que for preenchido o formulário)

enviar_remetente

Se for utilizado uma outra caixa postal clique no botão opções avançadas

Ao clicar neste botão informe nos respectivos campos os dados smtp host ( endereço do smtp), smtp port (número da porta de smtp, responsável pelo o envio do evento.),smtp user (endereço da caixa postal) e smtp senha ( senha da caixa postal)

OBS: essas informações pode-se obter com o servidor de hospedagem do e-mail.

opcao_avancada

No campo abaixo, mensagem será a informação que o cliente vai receber na sua caixa postal no momento que for enviado o evento.

A plataforma permite o uso de tag, na qual estão abaixo do campo mensagem, como mostra a figura a seguir.

msg_tag
Ao utilizar a tag, por exemplo %link%, no campo mensagem, esta informação será substituída pelo link de acesso da loja, no momento que o cliente recebe o evento por e-mail.
tag

E o último item desta é habilitar ações.

A finalidade deste item é definir quem receberá as notificações deste evento ou seja, o lojista, o cliente ou ambos.

Na figura abaixo, apenas o cliente que receberá a notificação.
acao

Mas, o lojista optar em receber as notificações com cópia deve-se clicar no ícone icone 

Ao clicar neste ícone nota-se a cor do mesmo será alterada.

Assim que concluir as configurações clique no botão salvar que esta localizado ao final da tela.

acao_final

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