Configurando o Google Shopping na loja

O Google Shopping é uma vitrine virtual de produtos das lojas cadastradas, para se inscrever, você precisará criar uma conta no Google Merchant Center e integrá-la ao seu cadastro no Google Adwords,  é por meio do próprio Adwords que você vai configurar sua campanha e definir os valores dos lances e o seu orçamento.

Após deverá realizar as devidas configurações na sua loja, para que seus produtos sejam integrados no Google Shopping, a plataforma Simplo7, disponibiliza dois tipos de integração com o Google Shopping atualmente, e o prazo para que o Google disponibilize seus produtos para visualização é de até 48hs em ambas integrações.

Uma opção é de exportar um xml com todos os seus produtos e após integrá-lo no Google Shopping e a outra opção é de integração por API na plataforma, falaremos abaixo sobre cada um deles e suas diferenças, antes de qualquer integração dos produtos cadastrados na loja para o Google, tenha a certeza que seus produtos possuem as informações obrigatórias abaixo:

Identificadores exclusivos dos produtos (SKU);

Nome correto;

Descrições;

URL correta;

URLs das imagens principais e adicionais;

Estoque;

Medidas e dimensões;

Marca;

Preço;

Código de Barras;

 

Se o seu produto for de vestuário, é obrigatoriedade o campo de Faixa Etária do Produto.

Os demais dados e modelo de atribuição dessas informações se encontram na central de ajuda do Google Merchant Center

Google Shopping por XML

A plataforma possui de forma gratuita, a opção do lojista exportar um arquivo na loja, com todos os produtos cadastrados e suas informações, para que este arquivo xml seja importado em sua conta no Google Merchant Center.

Para realizar exportar este arquivo na loja, acesse o painel administrativo e clique no menu APLICATIVOS no topo da tela, conforme imagem com a seta em vermelho abaixo:

google_shopping

Após clique em Canais de Vendas:

google_shopping_canais_de_vendas

E no botão CONFIGURAR no box de XML GOOGLE SHOPPING.

google_shopping_botao_configurar

Será aberto uma caixa na tela, com todas as instruções de configuração:

google_shopping_instrucoesXML

Leia atentamente as instruções, e só após clique no botão “ACESSAR CONFIGURAÇÕES”

Após clicar no botão “Acessar configurações” será aberta a tela abaixo:

google_shopping_tela_xml

Nesta tela, exibirá a opção de selecionar apenas categorias ou produtos para exportação.

Para gerar o xml de todos os produtos, clique no botão GERAR XML, conforme abaixo:

google_shopping_gerar_xml

Após clicar no botão, será exibido a mensagem de “Arquivo XML gerado com sucesso” conforme imagem abaixo:

google_shopping_gerar_xml_sucesso

Descendo a tela verá as informações de nome do arquivo, data de geração e também um botão ao lado direito para baixar.

Clique no ícone para baixar o arquivo XML para obter o link do xml dos produtos, conforme abaixo:

google_shopping_baixa_xml

Será aberta na mesma tela o arquivo completo dos produtos.

google_shopping_xml_gerado

A url que exibiu na sua tela conforme marcação em vermelho, será a URL que deverá incluir na sua conta do Google Merchant Center, para saber maiores informações de como realizar a inclusão deste xml dentro do Google, veja as documentações disponíveis pelo Google neste link: https://support.google.com/merchants/answer/188478?hl=pt-BR&ref_topic=3163841

Ou qualquer problema ou dificuldade encontrada no momento desTe cadastro no Google Merchant Center, poderá entrar em contato diretamente no telefone (0800 724 6645)

Google Shopping por API

O aplicativo disponível na plataforma Simplo7 Google Shopping por API é um aplicativo pago, que possui diversos benefícios na integração dos produtos com o Google Shopping, um dos benefícios é de não enviar produtos que não estejam com todas as informações solicitadas pelo Google, apresentando então um erro na tela com a informação do que está faltando de informações e o motivo de não ter integrado, evitando assim bloqueios em sua conta.

O Google Shopping por API, também possui a opção do lojista selecionar quais produtos deseja enviar para o Google, e um dos benefícios do Google Shopping por API, é não precisar criar um feed de dados para enviar os seus produtos para o Google, ao contrário da opção do XML.

Este aplicativo está disponível para contratação diretamente em seu painel, para disponibilizar em sua loja, deverá efetuar a contratação do mesmo, seguindo o passo a passo abaixo:

Acesse seu painel administrativo, após clique em APLICATIVOS no topo da tela, conforme seta em vermelho abaixo:

google_shopping

Após clique em Canais de Vendas:

google_shopping_canais_de_vendas

No box chamado “Google Shopping”, clique no botão “SAIBA MAIS” conforme setas em vermelho abaixo:

google_shopping_api_contratar

Após clique no botão “Contratar” conforme abaixo, lembrando que o valor do aplicativo será incluído em sua fatura no próximo mês:

google_shopping_api_app_contratar

Feito isso, será exibida a tela abaixo:

google_shopping_api_app_configurar

Antes de efetuar as configurações deste aplicativo, você deverá solicitar a equipe de suporte para liberar sua aplicação.

Sendo assim, enviei um e-mail para joana.santos@dlojavirtual.com com seu e-mail e senha junto ao Google Merchant e seu CÓDIGO GOOGLE para deixarmos disponivel em sua loja a integração.

Seguindo o exemplo de e-mail abaixo:

TÍTULO DO E-MAIL: Integração Google Shopping API - (Aqui escreva o nome da sua loja por exemplo: nomedaminhaloja.com.br)

CONTEÚDO DO E-MAIL:

Prezados,

Disponibilizar integração da API do Google Shopping em minha loja.

E-mail:  (seu e-mail da conta do google merchant)

Senha:  (sua senha da conta do google merchant)

Código Google: (código da sua conta)

Abaixo imagem de exemplo:

google_shopping_api_liberação

Assim que enviar um e-mail, nossa equipe de suporte fará as devidas configurações e retornará em até 24hs com a conclusão, após é só seguir o passo a passo abaixo de integração dos seus produtos.

Como integrar seus produtos no Google Shopping via API

Antes de integrar os seus produtos no Google Shopping e chegarmos na tela de configuração, você deverá informar para o Google quais as categorias que possui cadastrada na loja e fazer o vínculo com a categoria do Google Shopping:

Para realizar esse vínculo, acesse o menu na lateral esquerda em roxo e clique em PRODUTOS, conforme marcação em vermelho abaixo:

google_shopping_api_produtos

Após clique na aba “CATEGORIAS”

google_shopping_api_categorias

Clique nas categorias que deseja iniciar a integração dos produtos com o Google Shopping, e clique em EDITAR:

Nas opções abertas na lateral para edição da categoria selecionada, clique no botão “OPÇÕES AVANÇADAS” conforme seta em vermelho abaixo:

google_shopping_categorias_opções_avançadas

Descendo a tela no box de Marketplace, selecione a categoria informada pelo Google. e após clique em SALVAR.

google_shopping_api_categorias_selecionar

Feito isso para todas as suas categorias, acesse o aplicativo do Google Shopping:

Acesse seu painel administrativo, após clique em APLICATIVOS no topo da tela, conforme seta em vermelho abaixo:

google_shopping

Após clique em Canais de Vendas:

google_shopping_canais_de_vendas

No box chamado “Google Shopping”, clique no botão “CONFIGURAR” conforme setas em vermelho abaixo:

google_shopping_api_categorias_configurar

Na tela aberta, será exibido todos os produtos cadastrados na loja, com a informação se o mesmo está disponível para integração ou caso contrário será exibido o motivo do problema de que não poderá ser integrado.

google_shopping_api_integrar_produto

Os produtos disponíveis para integração, terão a coluna problemas em branco, ao lado direito terá a opção na coluna “Ações” de expandir as informações referente a integração e o botão de integrar o produto.

google_shopping_api_botao_ações

Após clicar no ícone para integrar o seu produto, será exibido um ícone de cor verde e a data da integração, conforme abaixo:

google_shopping_api_app_ok

Se exibir qualquer erro em seus produtos, será exibido na coluna de Problemas, e não serão exibido os botões para integração, conforme exemplo abaixo:

google_shopping_api_problemas

Abaixo alguns problemas que poderão ocorrer no momento da integração:

Produto não possui categoria Google vinculada -  Este erro é devido o seu produto não conter uma categoria que foi vinculada ao google, neste caso volte o item acima nesta documentação, e na categoria deste produto, selecione a categoria da loja de acordo com a categoria do google.

Produto sem código de barras Ean - Este erro é devido o seu produto não conter o código de barras cadastrado, essa informação está dentro da edição do produto, na aba INFOS ADICIONAIS.

Produto sem estoque -  Informe uma quantidade para conseguir integrar.

Produto não possui marca - Informe uma marca para o seu produto

Se o seu produto não possui erros, e após clicar no botão integração e o status ficar com o ícone “vermelho”, entre em contato com nossa equipe de suporte, pelo e-mail da joana.santos@dlojavirtual.com para verificarmos o que ocorreu.

A Simplo7 é uma plataforma de loja virtual voltada para micro e pequenos empreendedores. Nós oferecemos plataformas de e-commerce hospedadas na nuvem e sem taxa de setup. Nossas principais características são pageviews ilimitados, controle de estoque, domínio próprio, visual personalizável, edição de CSS, páginas otimizadas para o Google com URL amigáveis, suporte a dispositivos móveis e opções personalizadas de módulos adicionais.