Recuperação de Carrinho Avançado

O objetivo desta funcionalidade é atrair aquele cliente que chegou até a tela do checkout, informou o seu e-mail na loja e por algum motivo não finalizou o pedido ou seja, abandonou a loja, por exemplo, resolveu comprar mais tarde, fechou o navegador ou seu computador foi desligado equivocadamente.

Mas como funciona este processo de recuperação?

A plataforma possui uma tarefa agendada que é executada de 30 em 30 minutos, assim que esta tarefa é executada pode-se identificar os carrinhos abandonados.

 

Após a  identificação, o(s) carrinho(s) serão enviados automaticamente para tela de recuperação de carrinho com status de iniciado.

A plataforma verifica o tempo que foi definido na regra de recuperação de carrinho (por exemplo 5 minutos) e após este tempo é disparado um e-mail para o cliente informando a  existência de um carrinho/pedido que não foi finalizado.

Este e-mail possui texto padrão (que pode ser editado), no corpo deste e-mail contém um link, no momento que o cliente clicar neste link o mesmo é direcionado para tela do carrinho.

A plataforma disponibiliza dois tipos de recuperação de carrinho, o básico e avançado.

Ambos possuem a mesma funcionalidade o que muda é que o avançado não possui limite de criação de regras (por exemplo, após duas horas a plataforma envia um e-mail lembrando o cliente sobre o seu carrinho abandonado, ou no dia seguinte, pode-se enviar um cupom de desconto para este cliente e entre outras a regras) e é um app pago.

Para saber como configurar a recuperação de carrinho avançado clique aqui.

E o básico é um app gratuito e permite criar apenas uma regra.

Agora que sabes como funciona o processo de recuperação de carrinho, segue abaixo o passo a passo:

O processo de configuração desta funcionalidade é através do painel no menu apps - marketing.

apps_mtk

 

Na tela a seguir, no campo de busca na qual está grifado em vermelho, digite a palavra “recuperação” e assim que a plataforma localizar o app clique em configurar conforme mostra a imagem.

 

OBS.: O campo de busca é uma forma de localizar o app, de uma forma rápida, nada impede utilize outra forma de pesquisa, clicando no menu app que está localizado na parte central e superior da tela.

configura_apps_recupera

Clique em acessar configuração.

acessar_config

 

Após o clique em acessar configuração, é apresentada a tela de recuperação do carrinho, como mostra a figura abaixo.

tela_recup_carrinho

Clique em gerenciar regras, como mostra a imagem abaixo.

gerenciar_regra

A plataforma,  por padrão possui a regra chamada “regra padrão”  como mostra a imagem grifada em vermelho.

regra_padrao

Esta regra, possui um evento (e-mail) que também é padrão da plataforma.

Para acessar este evento clique no ícone evento, como mostra a figura ilustrativa abaixo.

edit_evento_regra_padrao

Clique em editar, para alterar o conteúdo do evento.

edit_evento_regra_padraoii

Após o clique em editar evento, é apresentada a tela de configuração do evento, como mostra a imagem abaixo.

tela_configuracao_do_evento

Para que seja de fácil entendimento segue abaixo a descrição de cada campo.

submenu_cadastro_regra

Ativo: Para deixar o evento ativo, deve-se selecionar esta opção.

Nome: Nome do evento (esta informação fica interna no painel, ou seja não fica visível para o cliente)

Tempo: Neste local informe o intervalo do tempo em minutos, que o cliente irá receber o evento.

Assunto: Insira neste local o assunto do e-mail que cliente, receberá em sua caixa postal.

O próximo submenu é mensagem, como mostra a figura abaixo.

submenu_mensagem

A plataforma possui um texto padrão, que pode ser editado.

Para alterar deve-se apagar o atual conteúdo do campo mensagem e digitar o novo texto.

Pode-se também utilizar as tag na qual estão abaixo do campo mensagem, como mostra a figura a seguir.

submenu_mensagem_tag

Ao utilizar uma da(s) tag(s), por exemplo %link%, no campo mensagem, esta informação será substituída pelo link  para a recuperação do carrinho, no momento que o cliente recebe o evento por e-mail.

Assim que concluir as configurações clique no botão salvar que está localizado ao final da tela.

O e-mail que é o  responsável pelo o envio do e-mail de recuperação de carrinho é o que está cadastrado no painel - menu configurações -  minha loja -  configuração de e-mail.  

Mas se optar realizar o envio utilizando outro e-mail (por exemplo: novoemail@email.com.br) deve-se clicar em editar da tela de regras de recuperação de carrinho, como mostra imagem abaixo.

editar_tela_recupe_carrinho

Após o clique em editar, exibe-se a tela chamada cadastro de regra.

cad_regra

Preencha as informações referente as configurações referente ao e-mail, tais configurações:

smtp host (endereço do smtp), smtp port (número da porta que é responsável pelo o envio das mensagens), smtp user (endereço de e-mail da caixa postal) , smtp senha ( senha do e-mail).

Obs.: essas informações pode-se obter com a hospedagem de e-mail.

cadastro_regra

 

Ao concluir a configuração clique em salvar.

É possível verificar quais o carrinhos abandonado (iniciado), os carrinho que foram finalizados e os carrinhos que os clientes finalizaram a compra após o recebimento do e-mail?

Pode-se visualizar esses status na tela inicial da recuperação de carrinho, como mostra a imagem grifada em vermelho.

filtro

 

 

 

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