O que é?
O Pinterest, possui uma funcionalidade para rastreamento de conversões e eventos em sua loja. Porém, nós ainda não possuímos uma forma nativa de configurar estes scripts em sua loja. Para isso, é utilizado o Google Tag Manager.
Para inserir essa configuração em sua loja, primeiro você precisa estar com o Google Tag Manager configurado na plataforma, para realizar o processo, vamos precisar inserir os Scripts do GTM na loja. Para isso, siga o passo a passo abaixo.
OBS: Essa configuração não irá informar ao pinterest, valores variáveis, como ID de produto e valor da venda.
Como configurar?
1- Acesse a sua conta do GTM e clique no local destacado na imagem 1:
Imagem 1
2- Em seguida você verá os scripts e as instruções de onde inserir eles:
Imagem 2
3- Para inserir estes scripts em sua loja, clique em Aplicativos >> Aparência>> Scripts e em seguida cole o código do GTM em "início do body" e "header":
Imagem 3
4- Após clique em salvar.
5- Agora vamos configurar os acionadores dos eventos. Para isso, acesse o menu "Acionadores" no GTM, conforme a imagem 4 abaixo:
Imagem 4
6- Os eventos padrões que você deve configurar são os seguintes:
Pageview
Productview
AddtoCart
Checkout ou Purchase
7- Para configurar os acionadores para estes eventos, clique em "Novo" conforme a imagem 5 abaixo:
Imagem 5
8- Em seguida, configure um nome para o acionador, por exemplo "Carrinho" e em seguida clique na caixa destacada na imagem 6:
Imagem 6
9- Ao clicar na caixa, você verá quais os tipos de acionadores disponíveis. Selecione o "Exibição de página", conforme a imagem 7:
Imagem 7
10- Agora, selecione a opção "Algumas exibições de página" e configure da seguinte forma, conforme a imagem 8:
Imagem 8
11- Vamos criar os acionadores da seguinte forma:
PageView - Não é necessário criarmos um acionador. Vamos utilizar um já existente chamado "All pages";
ProductView:
Imagem 9
AddtoCart:
Imagem 10
Checkout ou Purchase:
Imagem 11
Caso você queira criar acionadores personalizados você pode fazer isso de acordo com a sua necessidade.
Os acionadores configurados e utilizados neste tutorial serão os seguintes:
12- Agora, vamos criar as tags de eventos do pinterest em sua conta. Para isso, clique em "Tags" e em seguida clique em "Nova", conforme a imagem 12:
A partir deste ponto, o processo precisará ser realizado toda vez que um novo evento for adicionado.
Imagem 12
13- Em seguida, dê um título para a tag, por exemplo "PageView" e clique na janela "Configuração da tag", conforme a imagem 13:
Imagem 13
14- Em seguida clique na lupa na parte superior direita da tela e pesquise por "Pinterest". Em seguida clique no resultado apresentado, conforme a imagem 14:
Imagem 14
15- Agora vamos realizar a configuração da Tag. Nesta tela, você verá os seguintes campos:
Tag ID - Preencha com a sua Tag ID do Pinterest;
Hashed Email - Preencha com o seu e-mail de cadastro no Gerenciador do Pinterest;
Event to Fire - Defina qual o evento que será disparado. Siga as instruções abaixo para configurar cada evento.
Obs: De acordo com o evento que você configurar no campo Event to fire você verá novos campos sendo apresentados para você. Como por exemplo na imagem 15. Não é necessário realizar nenhuma configuração nestes campos. Apenas deixe-os vazios.
Imagem 15
CONFIGURANDO OS EVENTOS:
PageView
Configure o evento "Page Visit" e o acionamento "All pages" e em seguida clique em "Salvar" no canto superior direito:
Imagem 16
ProductView
Configure o evento "View Category" e o acionamento "Página de produtos" e em seguida clique em salvar no canto superior direito:
Imagem 17
AddToCart
Configure o evento "Add to Cart" e o acionamento "Carrinho" e em seguida clique em salvar no canto superior direito:
Imagem 18
Checkout/Purchase
Configure o evento "Checkout" e o acionamento "Purchase" e em seguida clique em salvar no canto superior direito:
Imagem 19
A configuração deve ficar da seguinte forma em seu painel do GTM:
Imagem 20
16- Agora, é preciso que você publique a versão atual do GTM para que as tags criadas sejam inseridas em sua loja. Para isso, clique no botão "Enviar" no canto superior direito, conforme a imagem 21:
Imagem 21
17- Agora, realize a configuração de acordo com a imagem 22 abaixo e clique em "Publicar" no canto superior direito, conforme a imagem 22:
Imagem 22
18- Aguarde a publicação da versão . Assim que a publicação finalizar você verá uma tela com todas as informações relativas a versão, conforme a imagem 23:
Imagem 23
Após realizar a publicação, acesse a sua loja e realize um teste acessando as páginas de sua loja e finalizando um pedido. Em seguida você pode verificar no seu painel do Pinterest se os eventos estão sendo recebidos.
Caso você fique com alguma dúvida, pode entrar em contato conosco através do nosso e-mail joana.santos@dlojavirtual.com
Comentários
3 comentários
Onde consigo a informação do email que deve ser inserido?
Teria um print de onde fica essa informação?
Hashed Email - Preencha com o seu e-mail de cadastro no Gerenciador do Pinterest;
Bom dia Leonardo,
O e-mail que deve ser preenchido neste campo é o e-mail que você utiliza para acessar a sua conta de anúncios do Pinterest.
Qualquer dúvida, pode enviar um e-mail para joana.santos@dlojavirtual.com
Boa tarde Gabriel,
Segui seu tutorial e está pegando todos estes eventos corretamente, mas preciso pegar também o Product ID e Value, pode me dizer como fazer?
Att.
Wanderson lopes
https://www.qixskateshop.com.br/
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