Com o aplicativo Frete Offline você não terá problemas com o cálculo do frete dos Correios, quando o mesmo estiver fora do ar. Como sabemos, o servidor dos correios sai do ar ou fica instável quase diariamente.
Além disso, temos a opção de deixar o Frete Offline sempre ATIVO, basta você estar com a tabela atualizada e marcar a opção de "Habilitar Somente frete Offline", que a plataforma calcula direto da tabela de contingência, sem consultar os correios.
Desta forma, não dependemos do servidor dos correios para calcular um frete, desde que a tabela esteja devidamente atualizada.
O aplicativo tem um custo de R$ 8,75/mês:
Para configurar o Frete Offline, acesse seu painel e clique em Configurações > Formas de Envio > Frete Offline:
Clique em Saiba Mais, depois, Contratar:
Após contratar, basta clicar em "Acessar Configuração":
Antes de mais nada, devemos atualizar a tabela de preços do frete Offline, para isto, temos duas opções:
De forma Automática:
Clique em "Sincronizar com os Correios", no botão azul à direita:
A plataforma irá trazer as faixas de CEP que sua loja mais vende (mínimo 5 pedidos):
Basta clicar em "Sincronizar Agora":
- Basta aguardar a sincronização:
- Quando estiver atualizado, a plataforma mostrará o ícone verde ao lado:
- Caso esta "bolinha" esteja amarela, significa que está na hora de atualizar novamente.
Possíveis Questionamentos sobre o método automático:
- Caso eu não tenha feito nenhuma venda para a região, vou conseguir consultar no frete offline?
- Sim, a plataforma faz uma consulta apenas do CEP e das medidas deste produto(ou carrinho), e atualiza a faixa para uma venda futura. Na medida que mais vendas forem acontecendo, a tabela vai atualizando todas as faixas de preços e pesos automaticamente.
- Eu tenho um contrato com os Correios, ao sincronizar, a plataforma vai trazer os dados da minha tabela de contrato?
- Sim, desde que suas informações de contrato estejam registradas nas configurações do app dos Correios. Para saber como configurar o app dos Correios, acesse: https://dlojavirtual.zendesk.com/hc/pt-br/articles/360022828253-Configurando-PAC-e-SEDEX
Também podemos alimentar a tabela de Forma Manual:
Para isto, na tela inicial do frete personalizado, clique no serviço que deseja configurar( PAC ou SEDEX):
Nesta tela, você pode cadastrar a tabela de Frete de acordo com a tabela dos correios. Caso você possua uma tabela de preços diferenciada(contrato com os correios), solicite sua tabela ao seu gerente de contas dos Correios e preencha de acordo com ela:
Após preencher, basta clicar em SALVAR:
- Após preencher a tabela do PAC, preencha a do Sedex:
- Assim como no PAC, solicite a tabela de valores com seu gerente de contas dos Correios e preencha de acordo com ela. Após preencher, clique em Salvar.
Pronto! O Frete Offline está ativo e entrará em ação sempre que o Servidor dos Correios estiver fora do AR.
Outro problema que pode acontecer é uma intermitência do servidor dos Correios, onde o servidor não cai, mas demora demais para retornar os valores de frete. Nesses casos, a plataforma espera pelos correios e não consulta diretamente o frete offline.
Para evitar este possível problema, temos a opção de deixar o Frete Offline sempre ativo. Desta forma, a plataforma vai consultar apenas a tabela do frete offline e fará um cálculo direto, sem esperar pelos Correios.
Para ativar esta opção, acesse o Frete Offline, clique em "Configurações":
Depois marque a opção de "Habilitar Somente Frete Offline":
Nesta mesma tela, temos um botão de "Testar Correios". Clicando ali, podemos saber se o servidor dos correios está no ar ou não. Caso não esteja, basta você marcar esta opção, que a plataforma passa a consultar apenas o frete Offline.
- No exemplo acima, os correios estão respondendo com tempo de resposta de 1s(extremamente rápido para o padrão dos correios), porem, esta consulta pode levar até 16s em dias de intermitência dos Correios.
Habilitando somente o Frete Offline, reduz significativamente o tempo de resposta do cálculo de frete, além de evitar o problema de "Não existe entregas disponíveis para este endereço" - Mensagem padrão quando os Correios estão fora do ar.
Ressaltamos que é extremamente importante atualizar TODA a tabela do frete offline, a cada 30 dias no mínimo, para que os preços estejam de acordo com os preços praticados pelos Correios. Caso contrário, você cobrará um valor dos clientes e o Correio cobrará outro valor de você.
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