Neste post contém o detalhamento do processo de administração do pedido. Mas o que é esta administração ?
Depois que o pedido é criado na loja, é necessário que se faça administração do mesmo, ou seja, verificar se o pedido gerados foram realmente pagos, realizar alteração dos status dos e demais processo de administração.
Mediante a criação de um pedido, a plataforma envia um e-mail para o lojista com cópia para o cliente. Este e-mail é chamado de confirmação de pedido.
Neste e-mail contém todas as informações referente ao pedido.
Todos os pedidos gerados na loja, pode ser visualizado no dashboard ou na tela de relação dos pedidos
Qual é a diferença do dashboard e da tela de relação dos pedidos.
No dashboard é exibido os 5 últimos pedidos, como mostra a imagem abaixo.
Dashboard é a apresentação visual das informações mais importantes, que é exibida e ajustadas em uma tela para fácil acompanhamento do seu negócio
E na tela da relação dos pedido é o local onde estão expostos todos os pedidos gerados na loja.
Para visualizar os pedidos através da tela de relação dos pedidos, deve-se acessar o painel da loja.
Depois de realizar o acesso no painel a primeira imagem que será exibida é do Dashboard ( conforme foi citado no inicio deste post) no menu lateral esquerdo em clique em pedidos
Em seguida, é apresentado a tela com a relação de todos os pedidos gerados na loja, como mostra a imagem abaixo.
Nesta parte inicial, é possível visualizar o número do pedido, a data que o pedido foi criado, o nome do cliente, a forma de pagamento que o cliente utilizou, qual a forma de entrega que este cliente selecionou para finalizar o pedido, o valor total do pedido, seu status ( criado, pago, entregue, cancelado) e se foi
integrado com Tiny/Bling.
Ainda nesta tela, pode-se utilizar os filtros. O objeto é fazer com que o(s) pedido(s) possam ser localizado(s) de uma forma mais rápida.
Os filtros estão localizado ao lado direito da tela de relação dos pedidos, como mostra a imagem abaixo.
Ao clicar em Filtros, é apresentado as opções de filtros (padrão) da plataforma, como mostra a figura a seguir.
Para utilizar o filtro, deve-se escolher a forma de pesquisa do pedido e clique em aplicar filtros como mostra a imagem a seguir
Ao clicar em aplicar filtros, é apresentado na tela de relação dos pedidos apenas o pedido selecionado.
A plataforma possui, o filtro avançado, (a forma como é feita as consultas é a mesma que no filtro padrão) a diferença entre o filtro padrão e filtro avançado é que o avançado tem mais opções para pesquisa.
O filtro avançado, esta localizado na mesma tela de filtro abaixo do item status do pedido, como mostra a imagem.
Qual o procedimento para visualizar as informações de um pedido ?
Para visualizar as informações do pedido, deve-se primeiramente localizar/pesquisar o pedido e assim que o localizar, clique no botão Ver Pedido que esta localizado ao final da linha do pedido, como mostra a imagem a seguir.
Ao clicar neste botão, é apresentando as informações do pedido.
Para que seja de fácil entendimento, as informações do pedido será detalhada por parte.
Informações do Pedido
Dentro de seu pedido também conseguira verificar o detalhamento dos itens do pedido.
Acessando seu pedido conseguira ver este item.
Apos clicar sobre este item aparecera em sua tela todo o detalhamento de seu item.
Nesta primeira parte da tela do pedido, temos a impressão de pedido, etiquetas e exclusão de pedido.
Ao clicar em impressão de pedido, ira abrir uma outra aba do seu navegador com todas as informações referente a pedido.
Em imprimir etiqueta, vai abrir uma nova aba do navegador, com as informações da etiqueta, como mostra a imagem abaixo.
O próximo item que é o de exclusão de pedido, esta funcionalidade exclui pedido do painel.
Abaixo das opções de impressão de pedidos, etiquetas e exclusão de pedidos, temos o pedido, data do pedido, dispositivo e registrar como fraude.
O item pedido, corresponde ao número do pedido criado.
O dispositivo, mostra qual o equipamento que o cliente utilizou para efetuar a compra (por exemplo Pc, Ipad e entre outros).
O campo data, corresponde a data e horário que a compra foi realizada.
A opção registrar fraude, só deve ser utilizada quando, for identificado que a venda foi registrada como fraude.
Ao marcar esta opção no pedido, será exibido um " ponto de interrogação" na frente do nome do cliente, como mostra a figura grifada em vermelho a seguir.
Logo abaixo, temos os campos de previsão de envio e recebimento.
A previsão de envio e recebimento, são duas opções que funcionam em conjunto.
São calculadas automaticamente pela loja quando o status do pedido (status do pedido - é um assunto que será visto em outro post) é alterado para PAGO.
A plataforma permite, que este prazo seja inserido manualmente, neste caso deve-se clicar no ícone do calendário, como mostra a figura abaixo grifada em vermelho, e definir o prazo da previsão de envio e de recebimento.
A previsão de envio é calculada da seguinte forma, a data que o status do pedido foi alterado para pago + tempo de produção do produto, se existir (tempo de produção do produto - esta é uma configuração que é realizado no produto, que será visto em um outro post). Se não houver o tempo de produção será usado como base a data de alteração do status do pedido.
A previsão de recebimento é calculada da seguinte forma, previsão de envio + prazo de entrega do frete do pedido.
Abaixo dos itens de previsão de envio e recebimento , tem a opção status do pedido.
A plataforma possui 5 status que é padrão: criado, pago, enviado, entregue e cancelado (este assunto será tratado em outro post).
O status do pedido é situação atual em que o pedido se encontra, por exemplo no momento que o pedido é gerado na loja o seu status inicial é criado. E após a confirmação do pagamento seu status é pago.
O pedido passa por todos os status que estão configurados e ativos na plataforma.
Dependendo da forma de pagamento a alteração do status é realizada de forma automática. Este processo é realizado nos como integradores de pagamento ( Pag Seguro, Mercado Pago, Pay Pal) e os cartões de crédito.
No depósito e boleto bancário a alteração de status é realizada de forma manual.
Por que deve ser realizado de forma manual ? Antes de alterar o status do pedido para Pago (que é o próximo status) é imprescindível que verifique se realmente o cliente realizou o pagamento do pedido.
Mas como posso verificar se foi realizado no pagamento do pedido através do boleto ou deposito foi pago ? Via deposito, deve-se verificar na conta que foi configurada para deposito se realmente o valor do respectivo pedido foi depositado.
Da mesma forma para o boleto bancário.
Nota-se que no momento que o status é alterado, a cor do ícone (que corresponde ao status é alterada), como mostra a imagem grifada a seguir.
É possível alterar o status de vários pedidos ao mesmo tempo ( alterar em massa) ? A plataforma permite realizar a alteração em massa dos pedidos. Para realizar este procedimento, deve-se acessar a listagem de pedidos, como mostra a tela abaixo.
1º selecione os pedidos, 2 º com o auxilio do select box ( como mostra a imagem grifada em vermelho), selecione o respectivo status de pedido e 3º clique no botão alterar.
Ao realizar este procedimento, será alterado o status dos pedidos selecionados.
O próximo sub menu que compõem a tela de pedido é Produtos.
Produtos
Nesta segunda parte da tela do pedido, contém as informações do itens do pedido, ou seja mostra quais os produtos que o cliente comprou, a imagem, o preço de custo, o valor do frete, subtotal, o valor do desconto, sku e demais informações como mostra a imagem abaixo.
Abaixo dos itens dos pedidos, consta as informações do cliente, dados de cobrança/entrega e pagamento.
Dados do cliente, endereço de cobrança/entrega e pagamento
No item de cliente, contém as informações referente ao comprador , tais como nome, RG, CPF, telefone, e-mail e demais dados, como mostra a figura a seguir.
É possível editar os dados do cliente no pedido ? A plataforma permite editar o cadastro do cliente, para editar deve-se clicar no botão editar, que esta localizado abaixo das informações do cliente, como mostra a figura abaixo, grifada em vermelho.
Posteriormente, a alteração dos dados clique em salvar cliente
Logo após as informações do cliente, temos as opções de endereço de entrega e cobrança.
Neste local, dispões informação relacionado ao endereço de entrega e cobrança.
Endereço de cobrança: é o endereço utilizado para definir o local de cobrança de mercadorias adquiridas pelo(s) clientes.
Endereço de entrega: é o endereço, onde será entregue a(s) mercadoria(s) adquirida(s) pelo(s) cliente(s).
Como identificar o endereço de cobrança e entrega na tela pedido ? Se o endereço de cobrança for igual ao da entrega, vai exibir apenas um endereço, conforme a imagem acima.
Mas, se o endereço de cobrança for diferente da entrega, será apresentado os dois endereços como mostra a imagem abaixo.
É possível editar os dados de cobrança e/ou entrega do cliente no pedido ? A plataforma permite editar o cadastro do cliente, para editar deve-se clicar no botão editar, que esta localizado abaixo das informações do cliente.
A seguir é exibida uma tela com as informações referente o endereço de cobrança e entrega ( utilize a barra de rolagem para baixo.)
Assim que alterar os dados do cliente clique em salvar cliente.
Após a tela de endereço de cobrança, tem o sub menu Pagamento.
Pagamento
Neste local, pode-ser visualizar qual a forma de pagamento, escolhida pelo cliente.
Na imagem acima, a forma de pagamento escolhida foi boleto bancário.
Quando a forma de pagamento escolhida é boleto, exibe-se 3 botões: gerar boleto, reenviar cobrança e refazer pagamento.
A finalidade deste botão gerar Boleto, é reimprimir o boleto bancário.
O reenvio de cobrança é um evento que é disparado para o cliente (no momento que for executado o cliente no botão), onde o mesmo será " avisado" (por e-mail) que
existe um pedido, na qual não foi identificado o pagamento como mostra a imagem abaixo
O refazer pagamento, possibilita que o cliente, selecione uma outra forma de pagamento.
Ao clicar neste botão, a plataforma direciona para a tela do carrinho, neste momento pode-se escolher outra forma de pagamento para finalizar o pedido.
No Depósito, é exibido apenas o botão de reenvio de cobrança.
Quando a forma de pagamento for Cartões (Cielo e/ou Rede), pode-se visualizar as informações referente a transação (desde que a transação for concluída) e o botão de consulta, como mostra a figura a seguir.
Qual é a finalidade do botão consultar ? Este botão é usado em duas situações a primeira quando houver alguma falha de comunicação entre a operadora e a plataforma e a segunda opção é para atualizar o status da transação.
Se for confirmado que a transação foi aprovada (no portal da Cielo) e na plataforma não tiver nenhuma informação referente a transação, como mostra a imagem abaixo, pode-se usar o botão de consulta. Ao clicar em consultar a plataforma consulta o webservice da Cielo e retorna para a loja com as informações relacionada a transação.
OBS.: Se por algum motivo a transação apresentar o status de "negada", entre em contato com a Cielo ( se a operadora de cartão for Cielo) através do fone 40029700 opção 1 (suporte) e informe o código TID da transação, como mostra figura grifada em vermelho.
Através deste código a Cielo, consegue identificar o motivo pelo qual a transação foi negada.
No item a seguir da tela de pedidos é o rastreamento.
Rastreamento
É no campo rastreamento, como mostra a imagem grifada em vermelho, onde deve ser informado o código de rastreio. (O código de rastreio, é um código que os correios disponibiliza para que os clientes possam consulta a situação da entrega do produto.)
Este código é composto por 13 dígitos (incluído letras e números), como mostra a imagem abaixo.
Como que o cliente recebe o código de rastreio ? Este código é enviado por e-mail.
Para receber o código, deve-se informar o código de rastreio e alterar o status do pedido para enviado e clique em salvar.
E por fim os 4 últimos itens da tela do pedido são : histórico de pedido, observações internas, observações do cliente e histórico de pedidos.
O histórico do pedido, mostra a situação atual do pedido (status do pedido) e também o nome do administrador que alterou o status do pedido.
OBS.: usuário "painel" alterado automaticamente pela plataforma.
Os dois campos abaixo trata-se das observações internas e do cliente.
O campo observação interna, são informações que é de conhecimento apenas do lojista.
O campo observação cliente, é a informação do que cliente insere na tela do ckeckout.
E o histórico de pedidos do cliente, mostra todos os pedidos anteriores do cliente.
Lembrando que qualquer alteração que foi realizada na tela de pedido, deve-se clicar em Salvar.
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