O que é o Bling?
O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresários organizem a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência. Confira abaixo algumas das funcionalidades disponíveis neste sistema:
- Emissão de notas fiscais;
- Controle de estoque;
- Integrações logísticas;
- Controle de caixa.
Para obter maiores informações sobre o Bling, acesse este link.
O que é possível realizar na integração?
A integração entre a plataforma e o Bling é super completa, contando com as funcionalidades abaixo. Caso você queira visualizar as documentações de ajuda referentes a cada funcionalidade, clique sobre a imagem desejada:
O que você verá nesta documentação?
Neste documento, você verá as seguintes configurações:
- Como realizar a integração
- Configurar regras de operação
- Configurar a integração automática de pedidos
- Como importar um pedido de forma manual
Se você já realizou esse procedimento e possui outras dúvidas, você pode consultar as documentações vinculadas as imagens acima.
Como realizar a integração?
Para realizar a integração entre as plataformas, você precisa acessar o painel administrativo da sua loja e a sua conta no Bling. Vamos começar buscando as informações necessárias na Simplo7.
Logado em sua conta no painel, busque pela frase Olá,%seu_nome% no canto superior direito da loja. Conforme a imagem 1 abaixo:
Imagem 1
Em seguida, você verá a Credencial de API da sua loja. Copie esta credencial clicando no botão Copiar destacado na imagem 2:
Imagem 2
Agora, acesse a sua conta no bling e em seguida acesse Preferências () e clique em Configurações de integrações. Conforme a imagem 3 abaixo:
Imagem 3
Na tela de integrações, busque por Simplo7 e, em seguida, clique sobre o ícone de lupa para realizar a busca. Com a busca finalizada, clique sobre o ícone da Simplo7. Conforme a imagem 4 abaixo:
Imagem 4
Para autenticar a integração você precisa preencher os campos abaixo. Conforme imagem 5:
O campo Código da loja API Bling é preenchido AUTOMATICAMENTE.
- Crie um nome para o canal de venda. Ex: Simplo7
- Insira a URL completa da sua loja. Ex: https://www.seudominio.com.br
- Cole também a APP Key copiadas da Simplo7, no passo anterior.
Após configurar os campos acima, clique em Testar.
Imagem 5
Se estiver tudo certo, você verá a seguinte mensagem em sua tela, conforme a imagem 6:
Imagem 6
Configurando Regras de operação
Antes de salvar a configuração da integração no Bling, há algumas Regras de operação disponibilizadas por ele. Essas regras de operação definem como as funcionalidades de Exportação/Importação de produtos e de vendas irão se comportar.
Todas as opções estão separadas em abas que as distinguem, por exemplo, os itens relacionados a produtos ficam na aba "produtos".
Na aba de Produtos, para visualizar as configurações disponíveis, clique nas Setas destacadas na imagem 7 abaixo:
Imagem 7
Com as opções visíveis, você verá as seguintes configurações, conforme a imagem 8 a seguir.
Na aba Importação de Produtos, você terá as opções:
- Importar imagens do canal de venda ao realizar a importação de produtos.
- Importar produtos inativos na plataforma ao realizar a importação de produtos.
Na aba Exportação de Produtos, você terá as opções:
- Atualizar o estoque no canal de venda conforme está no Bling.
Se positivo, escolha o depósito que deseja considerar. - Exportar imagens para o canal de venda no momento da exportação dos produtos.
- Dias de duração de uma promoção que será exportada para a plataforma (você pode modificar esse valor individualmente em cada produto no momento da exportação).
Imagem 8
Na aba de Vendas, para visualizar as configurações disponíveis, clique nas Setas destacadas na imagem 9 abaixo:
Imagem 9
Com as opções visíveis, você verá as seguintes configurações, conforme a imagem 10 a seguir.
Na aba Importação de Vendas, você terá a opção:
- Importar pedidos que estão no status "Criado" na Simplo7.
Na aba Exportação de Vendas, você terá a opção:
- Atualizar situação do pedido ao gerar a NF, ou após o pedido ter a sua situação alterada para "Atendido" no Bling.
Se ativado, escolha o status que deseja enviar para o pedido na Simplo7.
Imagem 10
Por exemplo: Após ativar a opção, colocar a situação para ‘Enviado’ e salvar - quando emitir a nota no Bling, o pedido que estava como ’Pago’ na Simplo7, será atualizado para ‘Enviado’. |
Feito isso, salve a integração.
Configurando a integração automática de pedidos
Para que os pedidos de venda da Simplo7 sejam importados e tenham seu status atualizado automaticamente para o Bling, entre na integração novamente, clique na aba Integração Automática e ative o status do pulling, conforme a imagem 11 a seguir.
Após habilitar o pulling, você verá o Mapeamento dos status entre as plataformas disponível para configuração. Neste espaço, você precisa realizar um De/Para dos status da Simplo7, para os status de pedidos de venda no Bling.
- Habilite o pulling para iniciar a integração automática dos pedidos de venda para o Bling.
- Status do pedido na Simplo7 que será utilizado como o "De".
- Status que será atribuído ao pedido no Bling tendo a relação de "Para".
Por padrão, a configuração inicial é Todos - Em aberto:
Se você tiver interesse em realizar o mapeamento, adicione novos campos para os status clicando no botão +Adicionar, destacado como item 4 na imagem 11:
Imagem 11
Salve a página da integração.
Como importar um pedido manualmente
Quando você integra a Simplo7 no Bling, pode habilitar a importação de pedidos automática como visto no passo anterior. Porém, essa função importará apenas pedidos novos que entraram na Simplo7 após a integração.
Se você já possui vendas na sua loja virtual, poderá importar os pedidos anteriores à integração de forma manual.
Para isso acesse o menu Vendas > Pedidos de Venda Multiloja, como destacado na imagem 12 abaixo:
Imagem 12
Em seguida, escolha a Simplo7 e clique em Visualizar. Conforme a imagem 13:
Imagem 13
Na tela com os pedidos, você encontrará:
- O menu de Filtros.
- Opção para importar o pedido para Vendas, individualmente.
- Importar pedidos em massa, selecionando os pedidos que deseja importar.
Verifique na imagem 14 abaixo os itens mencionados acima:
Imagem 14
Os pedidos podem não aparecer por alguma seleção do filtro. Verifique se as opções do filtro incluem o período de suas vendas na loja e clique em FILTRAR para exibir a listagem de pedidos.
Após importar, os pedidos estarão no módulo de Pedidos de Vendas, onde você poderá conferir e gerar a nota fiscal.
Caso você fique com alguma dúvida, entre em contato com o nosso suporte através do e-mail joana.santos@dlojavirtual.com
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