O que você verá nesta documentação?
Neste artigo, você irá entender:
O que é o GPS do E-commerce?
O GPS do e-commerce é uma ótima ferramenta para metrificar os dados da sua loja e, a partir deles, criar estratégias para ajudar você a vender mais e a impulsionar o seu negócio.
Fique por dentro dos principais indicadores de performance do seu e-commerce, como:
- quantidade de acessos em suas páginas;
- a quantidade de visitantes;
- o faturamento total da sua loja;
- o valor do seu ticket médio;
- a quantidade de pedidos gerados;
Além de informações como: diferença de pedidos pagos e não pagos, sua taxa de conversão e sua taxa de conversão real.
Para visualizar este relatório, você precisa acessar o seu painel administrativo da plataforma. Em seguida, acesse Relatórios > GPS do E-commerce, conforme a imagem 1.
Imagem 1
Ao acessar o relatório, você ira ver os dados referentes aos últimos 30 dias da sua loja. Caso você queira realizar um filtro para visualizar um período específico, você pode clicar em selecione o período. Como destacado na imagem 2. Neste campo é possível também realizar o comparativo entre períodos.
Imagem 2
Nos campos de faturamento e ticket médio, você verá as informações referente a pedidos que não estão no status de criado ou cancelado. O valor calculado nestes campos NÃO terá o valor do frete incluso.
No campo de pedidos, você verá a soma de todos os pedidos que se encontram no status de criado ou cancelado. No campo de pedidos pagos, você verá a soma de todos os pedidos que tiveram seu status alterado para pago ou para qualquer status posterior a esse, com exceção do status de cancelado, conforme a imagem 3.
Imagem 3
O número de páginas visitadas e de visitantes é automaticamente preenchido de acordo com os dados disponíveis no seu Google Analytics. Caso a integração não tenha sido realizada, clique aqui para visualizar nossa documentação de ajuda.
Os demais indicadores disponíveis neste relatório, destacados na imagem 4, funcionam da seguinte forma:
- Diferença Pagos X Não Pagos é o percentual de diferença entre a quantidade de pedidos pagos e a quantidade de pedidos não pagos. Para fins de entendimento, o cálculo realizado é (pedidos pagos / pedidos) * 100 - 100
- Taxa Conversão é o percentual do total de pedidos criados na loja com base no número total de visitantes. Para fins de entendimento, o cálculo realizado é (pedidos / visitantes) * 100
- Taxa Conversão Real é o percentual do total de pedidos pagos na loja com base no número total de visitantes. Para fins de entendimento, o cálculo realizado é (pedidos pagos / visitantes) * 100
Imagem 4
Os valores de referência que podem ser vistos abaixo dos indicadores Ticket médio, Visitantes, Diferença Pagos X Não Pagos, Taxa Conversão e Taxa Conversão Real possuem valores padrões já definidos na plataforma, porém, você pode modificar estes valores. Para isso, clique em Configurações, como destacado na imagem 5.
Imagem 5
Como configurar o GPS em sua loja?
Para iniciar a configuração desta funcionalidade, é necessário que você já possua uma propriedade criada no Google Analytics e vinculada em sua loja. Caso você não tenha realizado esse processo, clique aqui para visualizar nossa documentação de ajuda.
Agora, com o Google Analytics já configurado corretamente, vamos partir para a integração entre o relatório e a loja.
Para isso, acesse o painel administrativo da sua loja e em seguida acesse Aplicativos > Vendas e em seguida busque pelo aplicativo GPS do E-commerce. Conforme a imagem 6.
Imagem 6
Agora, você deve copiar o usuário destacado e salvá-lo em um bloco de notas, como na imagem 7.
Observação: Deixe essa aba aberta em seu navegador, pois iremos retornar a ela mais para a frente na configuração.
Imagem 7
Com esse usuário salvo, acesse o site do Google Analytics e em seguida acesse o menu Administrador, conforme a imagem 8.
Imagem 8
Na sessão conta, acesse o menu Gerenciamento de acesso à propriedade como destacado na imagem 9.
Imagem 9
Clique no ícone e em seguida clique em Adicionar usuários em sua conta. Conforme a imagem 10.
Imagem 10
Copie o usuário que havia sido salvo anteriormente em um bloco de notas e insira o mesmo no campo 1 abaixo. Em seguida, deixe habilitada somente a permissão para Analista e clique em Adicionar. Conforme a imagem 11.
Imagem 11
Agora, volte para a configuração do GPS no seu painel administrativo (lembra da aba que você deixou aberta?) e clique em Testar configuração, conforme a imagem 12.
Imagem 12
Se tudo estiver correto, você verá uma mensagem de sucesso em sua tela, conforme a imagem 13 abaixo:
Imagem 13
Como buscar dados do Google Analytics para o GPS?
Diariamente, de forma automática, a plataforma realiza uma busca no Google Analytics para que os dados de visitantes e páginas visitadas sejam atualizados.
Entretanto, existem dois momentos em que são necessários realizar a busca "manual" destas informações. Sendo eles:
- O Google Analytics estava configurado em sua loja antes que a vinculação do GPS do E-commerce tivesse sido realizada;
- Por algum motivo, a atualização automática realizada pela plataforma não executou.
Para identificar uma possível falha na atualização automática, você pode bater os dados que estão no GPS com os dados do mesmo período no seu Google Analytics.
Observação: Pode ocorrer uma pequena variação entre informações do Google Analytics e do GPS.
Para realizar a busca de dados, você deve acessar o seu painel administrativo e em seguida acessar Aplicativos > Vendas > GPS do E-commerce > Configurar , como destacado na imagem 14.
Imagem 14
Acesse a configuração de Atualização por período, como destacado na imagem 15.
Imagem 15
Selecione o período que deseja buscar em seu Google Analytics e clique em atualizar, conforme a imagem 16.
Imagem 16
Você verá mais abaixo na sua tela, o processo da atualização. Na coluna status, você verá um indicador em verde caso a busca tenha sido realizada com sucesso. Conforme a imagem 17.
Caso haja um erro nessa busca, você verá uma bolinha na cor vermelha.
Imagem 17
Após realizar a atualização manual, você conseguirá visualizar estes dados no seu GPS do E-commerce.
Caso você fique com alguma dúvida, entre em contato com o nosso suporte através do e-mail joana.santos@dlojavirtual.com
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