O que é Google Analytics 4?
Se você ainda não sabe o que é Google Analytics, pode estar perdendo diversas oportunidades de negócios no mundo online por não entender a audiência do seu site.
O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog, e ferramenta fundamental para o marketing digital.
O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.
É com base nas informações coletadas através do Google Analytics que podemos analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado como resposta a uma determinadas campanhas de marketing online.
A ferramenta nos permite verificar se os visitantes estão fazendo exatamente o que esperávamos no projeto inicial, e se não, o que pode ser feito para corrigir o problema.
O monitoramento de tráfego é uma das principais funções de qualquer atividade online e indispensável para a gerenciamento de negócios neste segmento, e Google Analytics, ou UA como também é conhecido, é a ferramenta padrão do mercado.
Qual a diferença entre a Universal Analytics e a tag do Google Analytics 4?
A principal diferença é as métricas que são informadas ao lojista dentro da sua conta do Analytics, trazendo informações com até 100x mais precisão do que a Universal Analytics.
Outro ponto é que foi anunciado pela Google a descontinuidade da Universal Analytics(UA) até o dia 31/07/2023.
Observação
A plataforma Simplo7 não possui integração direta com o Analytics 4, ou seja, o mesmo não funciona em conjunto com o relatório do GPS do eccomerce.
Mas e agora, como eu configuro?
Para realizar esta configuração vamos trilhar algumas etapas, sendo elas:
- Como criar a Tag do GA4;
- Inserir Script da Tag na Simplo7;
- Gerenciar Tag do GA4 no Google Tag Manager;
Como criar a Tag do GA4:
Acesse a sua conta do Analytics através deste link , onde em nossas lojas na Simplo7 era utilizada a UA, vamos agora realizar a criação de uma tag de analytics 4. Ao acessar sua conta clique sobre a opção Administrador conforme a imagem 1.
Imagem 1
Logo após clique sobre a opção Criar Propriedade conforme a imagem 2.
Imagem 2
Defina qual irá ser o Nome da sua propriedade, assim como defina o Fuso horário como (GTM -03:00) Horário São Paulo e a moeda como Real Brasileiro conforme a imagem 3.
Imagem 3
Ao finalizar clique em Próxima conforme a imagem 4.
Imagem 4
Na próxima etapa, você deve preencher os campos de categoria e tamanho conforme a realidade da sua loja. Conforme a imagem 5.
Imagem 5
Mais abaixo na configuração, marque todas as opções destacadas e em seguida, clique em criar. Conforme a imagem 6.
Imagem 6
Selecione a opção Web conforme a imagem 7.
Imagem 7
Informe a url da sua loja e faça a definição de um nome para o seu fluxo, ao finalizar clique em Criar Fluxo conforme a imagem 8.
Imagem 8
Selecione a opção de tag global conforme grifado na imagem 9.
Imagem 9
Clique sobre o botão de copiar conforme a imagem 10 e armazene esta informação, pois vamos inserir a mesma na Simplo7.
Imagem 10
Inserir Script da Tag do GA4 na Simplo7:
Após copiar a informação de instalação do GA4, acesse o seu painel administrativo da Simplo7 e trilhe o caminho Aplicativos > Aparência > Scripts > Configurar conforme a imagem 11.
Imagem 11
Selecione a opção Header conforme a imagem 12.
Imagem 12
Na aba Header copie o código que você coletou em sua conta do Analytics, ao colar clique em Salvar conforme a imagem 13.
Imagem 13
Gerenciar Tag do GA4 no Google Tag Manager:
Acesse a sua conta no Google Tag Manager acessando este link.
Quando acessar sua conta clique sobre a opção Tags e logo após em Nova conforme a imagem 14.
Imagem 14
Faça a inserção de um nome para a sua configuração conforme a imagem 15.
Imagem 15
Clique sobre o campo Configuração da Tag conforme a imagem 16.
Imagem 16
Selecione a opção Google Analytics: Configuração do GA4 conforme a imagem 17.
Imagem 17
Neste etapa você deve coletar a informação de ID de métrica dentro da sua conta do Analytics conforme a imagem 18.
Imagem 18
Cole a sua ID de métrica conforme a imagem 19.
Imagem 19
Clique sobre Salvar conforme a imagem 20.
Imagem 20
Clique sobre Adicionar acionador conforme a imagem 21.
Imagem 21
Selecione o campo All pages e então clique em Salvar conforme a imagem 22.
Imagem 22
Ao finalizar clique em Salvar conforme a imagem 23.
Imagem 23
Com a configuração do GA4 realizada, agora vamos realizar a criação das tags para metrificação deste recurso, para isto clique sobre Nova conforme a imagem 24.
Imagem 24
Clique sobre o campo Configuração da tag conforme a imagem 25.
Imagem 25
Clique sobre Google Analytics: evento do GA4 conforme a imagem 26.
Imagem 26
Clique sobre Tag de configuração e selecione a opção GA4 conforme a imagem 27.
Imagem 27
No campo Nome de Evento escreva a palavra purchase conforme a imagem 28.
Imagem 28
Logo após clique na opção Parâmetros de evento conforme a imagem 29.
Imagem 29
currency BRL
Nos parâmetros de evento clique sobre a opção Adicionar Linha 6 vezes conforme a imagem 30, pois vamos configurar 6 eventos distintos.
Imagem 30
1º Evento, conforme a imagem 31:
Nome do parâmetro: items
Valor: eventModel.items
Imagem 31
2º Evento, conforme a imagem 32:
Nome do parâmetro: transaction_id
Valor: eventModel.transaction_id
Imagem 32
3º Evento, conforme a imagem 33:
Nome do parâmetro: affiliation
Valor: eventModel.affiliation
Imagem 33
4º Evento, conforme a imagem 34:
Nome do parâmetro: value
Valor: eventModel.value
Imagem 34
5º Evento, conforme a imagem 35:
Nome do parâmetro: shipping
Valor: eventModel.shipping
Imagem 35
6º Evento, conforme a imagem 36:
Nome do parâmetro: currency
Valor: BRL
Imagem 36
Ao finalizar role a tela para baixo e clique sobre o campo Acionamento conforme a imagem 37.
Imagem 37
Clique sobre o campo + conforme ilustrado na imagem 38.
Imagem 38
Selecione a opção Configuração do acionador conforme a imagem 39.
Imagem 39
Role a página para baixo conforme ilustrado na imagem 40.
Imagem 40
Selecione a opção Evento Personalizado conforme a imagem 41.
Imagem 41
No campo Nome de evento preencha com o nome purchase conforme a imagem 42 e logo após clique em Salvar.
Imagem 42
Informe um nome para o evento e clique em Salvar conforme a imagem 43.
Imagem 43
Ao finalizar ambas configurações clique em Salvar conforme a imagem 44.
Imagem 44
Faça a definição do nome para esta tag e logo após clique em Salvar conforme a imagem 45.
Imagem 45
Logo após, você irá visualizar ambas configurações realizadas conforme a imagem 46.
Imagem 46
Pronto, você possui configurado o Google Analytics 4!
Caso você fique com alguma dúvida, entre em contato com o nosso suporte através do e-mail: joana.santos@simplo7.com.br
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